sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA vira destaque nacional

Curso de fonoaudiologia fica em 1º lugar na avaliação do MEC
23/11/11 - Zero Hora (pp)


Para que o aluno tenha uma vivência total durante os quatro anos do curso de Fonoaudiologia, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) aposta em um currículo denso e abrangente, com carga horária elevada.

São 4.080 horas de aulas, estágios e atividades complementares, fator determinante para o primeiro lugar na avaliação do MEC, segundo a diretora Mauriceia Cassol:

– É importante destacar a nossa equipe de docentes, a maioria com mestrado e doutorado.

Durante o curso, o estudante tem a oportunidade de conhecer áreas como audiologia, voz, linguagem, saúde coletiva e motricidade orofacial. Para formar um bom profissional, a instituição incentiva a realização de ações externas, que levem a fonoaudiologia às comunidades.

No primeiro ano, além das disciplinas básicas, o aluno já vai a hospitais e clínicas para uma observação inicial. No segundo ano, começam as aulas práticas no hospital e, no terceiro, os estágios em atendimento hospitalar e ambulatorial. O último ano é marcado por mil horas de estágios supervisionados, para os formandos conhecerem as diferentes potencialidades de trabalho, diz a professora Andrea Bonamigo.

– Um dos segmentos que vem se desenvolvendo é a implantação de políticas públicas, ligada a secretarias municipais e estaduais – aponta a docente.

- "Esta nota é resultado da qualidade do ensino e do corpo docente. Recebemos uma formação multidisciplinar e aprendemos tudo que é necessário para ser um bom fonoaudiólogo. Gosto da área de voz clínica, que lida com lesões nas cordas vocais, e de voz profissional, que pode trabalhar em emissoras de rádio e TV, por exemplo. Pretendo seguir carreira acadêmica, para fazer pesquisa relacionada à voz."

Lilian de Freitas Fernandes, 26 anos, formanda em Fonoaudiologia na UFCSPA

Receita de sucesso

- Estrutura curricular densa, com alta carga horária

- Oportunidade de práticas diversificadas em hospitais, postos de saúde e clínicas

- Corpo docente qualificado, a maior parte com mestrado e doutorado

- Incentivo à pesquisa, à iniciação científica, à extensão e à monitoria

- Integração com professores de outras áreas, como psicologia, odontologia e medicina
---------------------------------------------------------

O CREFONO7 parabeniza a Profa Dra Mauriceia Cassol, Diretora do Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA e sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário