segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CREFONO x CRFa: A grande confusão

Resolvi escrever esse esclarecimento, pois estava no Curso de Bandagem Terapêutica este final de semana e a dúvida surgiu: CREFONO ou CRFa, o que utilizar?

Bem, na gestão passada do CREFONO7, o Presidente Prof Dr Márcio França, da UFRGS e sua equipe (Ressaltarei aqui a Fga. Esp. Márcia Fabrício, da Secretaria de Saúde do Estado do RS) decidiram renovar o nome do Conselho.

A ideia é ótima: CRFa é confundido facilmente com Conselho de Farmácia (CRF) e não há um apelo popular em uma profissão que o povão conhece com FONO. Portanto, ao invés de CRFa nos tornaríamos CREFONO em tudo: Nome do Conselho, Registro, Identidade Profissional E O PRINCIPAL: Mais apelo popular.

Bueno, ocorreu uma Plenária e o pessoal de São Paulo não gostou da ideia. O que acabou gerando o seguinte: Em São Paulo, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª região segue sendo CRFa 2. O restante do país é CREFONO: 1,3,4,5,6,7 e 8. Aqui no Rio Grande do Sul somos CREFONO7. Porém, burocraticamente, é como se fôssemos uma EMPRESA: O nome fantasia é CREFONO7, mas todos os documentos e assinaturas dos fonoaudiólogos seguem sendo CRFa, ou seja, o nome 'real' da empresa segue sendo CRFa. Portanto, os fonoaudiólogos DEVEM manter seus carimbos e assinaturas como Fulano de tal, CRFa 007, e NÃO PODE: Fulano de tal, CREFONO 007.

Portanto colegas, mantenham suas assinaturas como CRFa.

Bem, esclarecimentos à parte feitos, solicito que quem não concorda com isso se manifeste nos comentários. Caso haja bastante manifestações, poderíamos organizar um abaixo-assinado e tentar reverter isso.

Atenciosamente,

CLAUDIO GABANA
CRFa 8833-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário