As Conferências servem para avaliar a situação de saúde e os participantes discutem e expressam posições propondo diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis: local, estadual e federal. É a participação do povo na formulação e controle da política pública de saúde.
Este evento realizou-se no Salão de Atos da PUC/RS nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho de 2011, a Conferência Municipal, “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLITICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO abordou temas relativos à saúde no município, no Estado e no país,
As conselheiras do CREFONO7 e uma funcionária pública da Prefeitura de Porto Alegre, participaram desse evento como DELEGADAS com direito a voto para as diretrizes e propostas do Relatório Consolidado da Etapa das Pré-conferências, conforme descrito nos arts. 14, 15, 17 do regulamento da Conferência Municipal.
Pela primeira vez, o Crefono – 7 participou de uma Conferência Municipal de Saúde. Votou pela implementação imediata dos NASFs em Porto Alegre e pela inserção do fonoaudiólogo nestes Núcleos, pela criação de Centros de Reabilitação no município. Apesar do CREFONO 7 ter apenas três representantes as fonoaudiólogas Nádia Maria de Lima e Silva, Miriam Teresinha Pinheiro da Silva e Vera Puerari, conseguiram uma representatividade significativa neste processo com a indicação da Fga. Vera Puerari, como primeira suplente na chapa 2, que representa os trabalhadores de saúde, para a Conferência Estadual. Isto reflete o reconhecimento do trabalho do fonoaudiólogo dentro do SUS do município. E as conselheiras Nádia e Miriam tiveram direito de votar nos candidatos a delegado para a Conferência Estadual. Conforme o regulamento descrito nos arts. 28, 30, 3º parágrafo e o 31, os delegados eleitos (por chapa) para a 6ª Conferência Estadual de Saúde deverão se comprometer a representar e defender as deliberações da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre.
As conselheiras Nádia Maria de Lima e Miriam Teresinha Pinheiro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário