terça-feira, 1 de março de 2011

Newsletter do Conselho Federal de Fonoaudiologia - Edição: 36 24.02.2011


Ministro da Saúde recebe CFFa



No dia 14 de fevereiro o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), representado pela vice-presidente fga. Carla Girodo e pela presidente da Comissão de Saúde, fga.  Cristina Biz, juntamente com a fga. Denise Torreão, representante do Conselho no Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas), participou de uma importante reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, no Ministério da Saúde em Brasília.
A intenção foi apresentar as intervenções do Conselho e atualizar o executivo sobre as contribuições da Fonoaudiologia e necessidades atuais para promoção e fortalecimento da Saúde.
Alguns dos assuntos levantados no encontro foram o Programa Nacional de Saúde Auditiva, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), acessibilidade, saúde materno-infantil, mental e do trabalhador.
Foram tema também diversas discussões sobre a atuação do fonoaudiólogo, como os balizadores de tempo de tratamento, a Classificação Brasileira de Procedimentos Fonoaudiológicos e a atuação do profissional nos sistemas público e privado de saúde. O ministro solicitou dados sobre formação e distribuição dos fonoaudiólogos no Brasil.
As representantes do CFFa ressaltaram a importância da Fonoaudiologia do ponto de vista social e econômico, não apenas para a Saúde mas também para a Educação e desenvolvimento sustentável do país. O Conselho encaminhará ao Ministério da Saúde materiais e dados que fundamentem suas ações. Ficou acordada a possibilidade de encontros futuros para atualizações sobre os temas tratados.
Triagem Auditiva Neonatal
Um dos assuntos tratados foi a Triagem Auditiva Neonatal Universal (Tanu), tornada obrigatória nos hospitais públicos recentemente pela Lei nº 12.303/10. O ministro foi informado que o Departamento de Pessoa com Deficiência do Ministério discute a questão junto a segmentos de gestores, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Estes devem organizar redes estaduais de saúde auditiva para solicitar o credenciamento e os recursos dos serviços de triagem.
Discutiu-se também, a necessidade da elaboração de um banco de dados nacional que forneça informações desde a triagem até o diagnóstico auditivo. Também há intenção de agendar uma reunião com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para articular a mesma iniciativa no setor privado.

Fonoaudióloga assume presidência no CES-GO

A fonoaudióloga Cláudia Cruvinel, conselheira do Crefono 5, tomou posse no dia 8 de fevereiro como presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO). O processo eleitoral ocorreu em 14 de dezembro de 2010.
Com Cláudia, esta é a primeira vez que uma mulher e uma profissional da Fonoaudiologia ocupa o cargo. O mandato é para o biênio 2011/2012. A nova presidenta disse que deve investir na defesa do usuário da Saúde Pública e na capacitação dos conselheiros para melhor cumprirem seu papel.
O CES-GO trabalha em regime de colegiado. A conselheira comporá a diretoria ao lado do vice-presidente Osmar Costa de Queiroz, do 1º secretário Fábio Fonseca e do 2º secretário Aderrone Vieira Mendes. Participaram da solenidade de posse o secretário da Saúde do Estado de Goiás, Antônio Faleiros, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás, Maria de Fátima Veloso e outras autoridades.
Criados em 1990, os Conselhos de Saúde são instrumentos de controle social voltados à participação da sociedade nas questões referentes à Saúde Pública. As competências e atribuições dos Conselhos de Saúde estão no decreto governamental nº 5.727 de 28 de fevereiro de 2003 e na Constituição Federal.
Para saber mais sobre o CES-GO clique aqui.

Teresa Cristina Moura

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da fonoaudióloga e ex-conselheira do CRFa 6ª Região, Teresa Cristina Moura de Oliveira, no dia 10 de Fevereiro de 2011, em Belo Horizonte.
Teresa Cristina, além de uma pessoa maravilhosa, humana e simples, sempre foi uma excelente profissional, com forte atuação política na profissão, tendo contribuído para a formação acadêmica e profissional de vários fonoaudiólogos da Sexta Região. Com certeza, esta é mais uma dolorosa perda para a Fonoaudiologia brasileira, mas esperamos que os seus ensinamentos se perpetuem nas ações de cada um que tiveram a oportunidade de conviver com ela.
Em nome dos fonoaudiólogos brasileiros, o Conselho Federal de Fonoaudiologia externa os mais sinceros sentimentos aos seus familiares e amigos. Esperamos que as boas lembranças de cada gesto e palavra da Teresa Cristina possam confortar os seus corações.
Carla Monteiro Girodo – CRFa 1576-MG
Vice-presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia – 10º Colegiado

Rádio Fono 4: Concurso de Provas e Títulos para Concessão e Registro do Título de Especialista

Está no ar a quarta edição do programa Rádio Fono, o podcast do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Ouça neste programa sobre o Concurso de Provas e Títulos para Concessão e Registro do Título de Especialista. Saiba como participar e qual a importância de ter seu título reconhecido pelo CFFa.
Para ouvir abra a página principal do CFFa na internet, wwww.fonoaudiologia.org.br, e clique no ícone verde Rádio Fono, na área central. Se quiser baixar o programa, clique aqui ou entre no site do Conselho e clique nos caminhos Sala de Imprensa> Radio Fono e selecione 'escute aqui', abaixo de Radio Fono 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário