domingo, 20 de março de 2011

Claudia Regina Furquim de ANDRADE, Professora da USP - São Paulo, falando sobre Gagueira

Olá a todas e todos:

Entrevista dada a VEJA por Cláudia Regina Furquim de ANDRADE, autora da parte de Gagueira do ABFW, dentre outros tantos artigos, livros, e orientadora de teses e dissertações na FOFITO-USP. A entrevista surgiu pelo filme O discurso do Rei.

Para ver os vídeos:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Linkei a entrevista aqui por acha-la muito boa, apesar de dois esclarecimentos:
- O Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da USP-São Paulo funciona na Faculdade de Medicina da USP. Porém, não temos formação médica. Fonoaudiologia é um curso à parte e no RS ainda tem muita confusão. Publicamos muito na Medicina sim, mas somos área da Saúde. Achei que esta dúvida poderia ficar...
- Cláudia deixa extremamente claro que a Gagueira é uma patologia a ser tratada por fonoaudiólogos. A condição psicológica da Gagueira, na opinião da autora, é vinculada a função social. Definitivamente, não é uma patologia a ser tratada por psicólogos per-se.
- A autora também citou que há outras abordagens da Gagueira e qual a utilizada pelo Laboratório que ela rege na USP. A autora é reconhecida internacionalmente pelas suas pesquisas e por seu trabalho na USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário