terça-feira, 27 de julho de 2010

Qual o objetivo deste blog:

Amigos da Fonoaudiologia, Colegas Fonoaudiólogos do Rio Grande do Sul e demais interessados:

O objetivo deste blog é explicar a Fonoaudiologia de uma maneira simples, visando apresentar a profissão as pessoas que não as conhecem.

Inicialmente, pretendo entrevistar fonoaudiólogos aqui do Rio de Janeiro, bem como explicar facilmente o que eu estou fazendo aqui. Sem palavras de fácil acesso somente a fonoaudiólogos.

Quem quiser saber com mais aprofundamento sobre Fonoaudiologia, ofereço um excelente site, o do nosso Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª Região: http://www.crfa7.com.br/

Também ofereço o link do site do Conselho Federal de Fonoaudiologia:
Aos colegas fonoaudiólogos, peço que façam algo que eu fiz:
Tenho uma irmã de 18 anos que faz cursinho aí em Porto Alegre. Disse para ela divulgar o blog para seus amigos e colegas. É para eles que vamos escrever.

E se você tem 18 anos (ou menos ou mais, não importa) e está a procura de um curso superior para fazer, nos acompanhe. Sempre colocaremos novidades aqui.

Eu sou Cláudio Gabana, Fonoaudiólogo gaúcho, Formado pelo Centro Universitário Metodista IPA em 14/01/2006 e atualmente estou no Rio de Janeiro-RJ, realizando mestrado em Ciências Médicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Ótima a iniciativa de construirmos um blog do CREFONO7...
    Também sou formado pelo IPA, sou Delegado da Macrorregião Metropolitana de Porto Alegre, tenho muitas sugestões de ação para desenvolvermos junto a escolas, empresas, ONGs, APAES, Educação Infantil, etc... Acho que poderíamos criar um tópico voltado para a construção de projetos, já que podemos fazer um “Banco de Ações” a ser aplicadas nas diferentes cidades do RS... Por exemplo ... Conseguimos aprovar no legislativo de Viamão uma Lei de Cuidados da Voz dos Professores do Município, esse projeto poderia ficar nesse espaço para que outros Fonoaudiólogos apresentem nas suas cidades...
    Tenho acompanhado de perto as ações da Fonoaudiologia e a Saúde Pública, no decorrer da minha Residência e vejo que recursos financeiros do Ministério da Saúde são infindáveis, porém o desconhecimento e a falta de projetos, especialmente para a área de Fono é enorme... Muitas das ações são voltadas apenas para o “prevencionismo”, quando existe... Quando na verdade nossa atuação vai muito além... O Fono tem um papel fundamental nas Equipes de Saúde da Família, nos NASF ( que por sinal Porto Alegre, que já tinha sido incluída nas cidades que receberiam R$ para a implantação perdeu o recurso porque não conseguiu implantar no prazo... ), na GESTÃO pois estamos perdendo espaço para pessoas sem formação na área da saúde, CCs, indicações políticas, entre outros despreparados para gerenciar e aplicar recursos... Enfim... Se iniciar esse debate não paro mais...
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa e segue a sugestão

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Claudio ótima iniciativa, com certeza mérito também a Presidente Marlene, essas ações de apoio ao CREFONO 7 são de enorme valia, na situação em que nos encontramos. Vide a reação de algumas pessoas que não conhecem nossa profissão: “FONO QUÊ!?”; “AH AQUELES QUE VENDEM APARELHOS PARA SURDEZ”; “VOCES AJUDAM QUEM FALA ERRADO”; ETC.
    Divulgar nossas ações pelo RS, explicando de uma forma não técnica o que fazemos, é a melhor ferramenta de divulgação possível, ainda que não é uma tarefa simples. Em minha formação, por exemplo, no Centro Universitário Metodista IPA, tive uma Disciplina (Introdução a Fonoaudiologia) apenas para explicar o que é FONOAUDIOLOGIA, e suas principais áreas de atuação.
    O interessante seria explicar a atuação do fonoaudiólogo, em todas suas áreas. Assim poderíamos conquistar a atenção de uma gama de público muito maior. Nossa profissão engloba varias áreas de conhecimento, direta ou indiretamente relacionadas com a comunicação humana, como audição, voz, fala, motricidade orofacial, linguagem, leitura, escrita, etc.
    Esse tipo de profissional que é o Fonoaudiólogo, só existe aqui no Brasil, nos EUA, por exemplo, existe um profissional habilitado para trabalhar apenas com a audição, outro com a fala, etc. A explicação seria: “quem quer fazer de tudo, acaba não fazendo nada”. Mas em nosso caso essa teoria não se aplica, uma vez que temos a formação e bases para atuar em todas nossas frentes, e portanto, quem tem a BASE para trabalhar em qualquer área fonoaudiológica, o pode fazer, ainda tendo a possibilidade, de se especializar em algumas delas.
    A especialização é também, uma ferramenta de atualização e reciclagem dos métodos de trabalho com cada área. Assim como ocorre na Medicina, por exemplo, nos formamos GENERALISTAS, pois não podemos atender apenas uma ORELHA, ou uma LINGUA, mas podemos e devemos nos aprofundar nas mais recentes descobertas e técnicas fonoaudiológicas, para poder atender melhor ao ser humano como um todo.

    Claudio Muito Obrigado por ajudar a levantar essa Bandeira da Fonoaudiologia!
    Parabéns és com certeza também um exemplo de Fonoaudiólogo!

    ResponderExcluir