quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Combate ao AVC em Porto Alegre tem reconhecimento mundial

Saúde Municipal lançou Linha de Cuidado no Dia Mundial do AVC


A programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Porto Alegre (SMS) dentro das atividades propostas pela World Stroke Organization (WSO) para o Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro, e para a Semana Nacional do AVC, que se encerrou na mesma data, contribuiu para que o Brasil ganhasse o primeiro lugar (Medalha de Ouro) na premiação concedida pela organização aos países participantes. O certificado de reconhecimento da WSO (Organização Mundial do AVC) a Porto Alegre será entregue na cerimônia de abertura do Congresso Mundial de AVC, em Brasília, dia 10 de outubro de 2012.

A campanha montada pela SMS para chamar atenção sobre cuidados de prevenção a acidentes vasculares cerebrais teve distribuição de material informativo em cinemas, veiculação de vídeos nos ônibus da empresa Carris e em emissoras de televisão, avaliações médicas no Shopping Total e exibição de faixas e camisetas em jogos do Internacional e do Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.

Modelo nacional - No encerramento da programação, dia 29 de outubro, a SMS lançou a Linha de Cuidado Simultâneo do AVC e do Infarto, pioneira no Brasil e que está servindo de modelo ao Ministério da Saúde para implantação de um projeto nacional. Divulgada em evento no Parque Farroupilha (Redenção), que terminou com uma caminhada, a proposta é ampliar o acesso da população a acompanhamentos preventivos e tornar mais ágil o atendimento a vítimas de acidentes neurovasculares na Capital e na Região Metropolitana.

A iniciativa, que será tema de reportagem a ser publicada pelo International Journal of Stroke, editado pela WSO, envolve um programa completo de prevenção, tratamento e reabilitação, com a participação da rede municipal de atenção primária em saúde, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das unidades de emergência e de hospitais. Conta também com a parceria da Rede Brasil AVC.

Prevenção e tratamento – Conhecer os fatores de risco e os meios de prevenção reduzem em 90% as chances de um AVC. E quando ocorre a doença, saber reconhecer os sintomas e receber assistência em tempo adequado são decisivos para que o paciente se recupere satisfatoriamente, como explica o médico Jorge Osório, coordenador de Urgências da SMS. Por isso, as equipes do Samu foram treinadas para encaminhar as pessoas com suspeita de acidentes neurovasculares apenas a locais equipados e com profissionais especializadas no atendimento desses casos, em vez de simplesmente transferi-los para um serviço de emergência.

O AVC atinge uma em cada seis pessoas no mundo todo e é a principal causa de morte e de incapacitação no Brasil, Para preveni-lo, é importante que se mantenham hábitos saudáveis, como boa alimentação, exercícios físicos regulares e controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário