quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Depoimento Aline Prikladnicki

Olá, meu nome é Aline Prikladnicki sou fonoaudióloga formada em Porto Alegre há 2 anos e 7 meses me especializei na área de Motricidade Orofacial, uma das áreas de abrangência na atuação fonoaudiológica. Nessa área pode-se trabalhar avaliando as estruturas do rosto, as funções exercidas por essas estruturas (mastigação, deglutição, respiração) no caso de ser em bebês a atuação contempla a sucção, inclusive.

Atende-se pacientes que vêm encaminhados por dentistas, ortodontistas (pacientes com aparelhos fixos nos dentes), bem como pacientes com aparelhos móveis (ortopedia funcional dos maxilares) para trabalhar as questões basicamente estruturais (mecânicas que se chama). Se você perguntar ao dentista o que nós vamos fazer, ele irá te dizer que vamos trabalhar com a sua língua, mas aí você chega em nós e lhe explicamos que temos que trabalhar a mastigação, o engolir (deglutição).

Há também a parte da Neurologia. Os encaminhamentos de neurologistas são para atuar em questões estruturais e funções alteradas por algum acidente neurológico, como AVC (acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como Derrame/Isquemia), TCE (traumatismo cranioencefálico, batida na cabeça em um acidente de carro, moto, etc) ou mesmo crianças com malformações (lábio-leporino e mal formação no cérebro), doenças neurodegenerativas (Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer), paralisia cerebral.
Enfim, é uma área bastante abrangente desta especialidade da fonoaudiologia, assim como das outras áres também.

Tenho paixão por nossa ciência que ainda está em construção a cada dia e urge cada vez mais profissionais interessados em fazer a fonoaudiologia crescer e ficar popular.

É muito gratificante ser fonoaudióloga!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário